Justiça do Rio proíbe de novo a posse de deputados presos

Rio de Janeiro

Publicado em 08/10/2019 - 18:04 Por Ícaro Matos - Rio de Janeiro

A Justiça do Rio de Janeiro proibiu mais uma vez a posse de deputados estaduais presos. Desta vez, os desembargadores da Vigésima Sexta Câmara Cível do Tribunal de Justiça negaram os recursos impetrados pela Assembleia Legislativa do Rio, a Alerj, e pelos deputados André Corrêa, do DEM, Marcos Abrahão, do Avante, e Francisco de Carvalho, o Chiquinho da Mangueira, do PSC.

 

Além de Corrêa, Abrahão e Chiquinho, a decisão também atinge Luiz Martins, do PDT, e Marcos Vinícius de Vasconcelos Ferreira, o Marcos Vinícius Neskau, do PTB.

 

Com isso, continuam suspensos os efeitos do ato da Mesa Diretora da Alerj, que no último dia 22 de março, autorizou a retirada do livro de posse da sede da Assembleia Legislativa, para que ele fosse levado para a residência de Chiquinho da Mangueira, que cumpre prisão domiciliar, e também ao Complexo Penitenciário de Bangú, onde estão detidos os outros quatro parlamentares eleitos.

 

Na ocasião, os parlamentares chegaram a assinar o livro e foram empossados no cargo, mas o ato foi anulado no dia 8 de abril, por decisão tomada pela Décima terceira Vara de Fazenda Pública, que atendeu a pedido do Ministério Público do Rio.

 

Essa determinação foi mantida em segunda instância, onde os desembargadores da Vigésima Sexta Câmara Cível alegaram que a decisão da Mesa Diretora da Alerj, que autorizou o deslocamento do Livro de Posse, não contava com amparo no regimento da Casa.

 

André Corrêa, Marcos Abrahão, Chiquinho da Mangueira, Luiz Martins e Marcos Vinícius Neskau foram presos em 2018, na Operação Furna da Onça, desdobramento da força tarefa da Lava Jato fluminense, que investiga um esquema de corrupção na Assembleia Legislativa do Rio, durante a gestão do ex-governador Sérgio Cabral. Eles respondem a processo na Justiça Federal por corrupção e organização criminosa.

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo