Ministério Público do Pará vai investigar acidente com balsa que derramou fertilizante em rio

01:31 Geral, Notícias 30/10/2019 - 16h53 Brasília Embed

Maíra Heinen

O Ministério Público do Pará vai investigar o acidente com uma balsa da empresa SC Transportes LTDA, na última sexta-feira, 25 de outubro. O acidente resultou no derramamento de mais de 1,5 tonelada de fertilizantes no rio Mucuruçá, no município de Barcarena.

 

O MP afirma que o porto onde ocorria o carregamento da carga de fertilizante não tinha licença de operação e que o próprio proprietário do empreendimento informou que a licença ainda estaria em tramitação na Secretaria de Meio Ambiente do Estado.

 

Dados preliminares apontam que a balsa ainda estava atracada no porto quando virou. Segundo o Ministério Público, após a maré começar a baixar, o comandante teria solicitado que a embarcação fosse retirada da posição em que estava e colocada às margens do rio. Porém, a manobra não foi autorizada por um funcionário do porto, que alegou que a documentação de liberação não estava pronta.

 

Com a baixa da maré, a balsa teria ficado desequilibrada e virou derramando a carga de fertilizante no rio.

 

A carga pertence à empresa Tocantins, e tinha como destino o porto da Cargil, em Santarém.

 

A Divisão Especializada em Meio Ambiente da Polícia Civil intimou todos os envolvidos no acidente, entre eles, o comandante da embarcação, tripulantes, responsáveis pelo porto e o proprietário da balsa.

 

A reportagem não conseguiu contato com a empresa de transportes nem com a dona da carga.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique