No Tocantins, animais que participam de eventos serão vacinados a partir desta sexta

01:37 Geral, Notícias 10/10/2019 - 15h37 Brasília Embed

Dayana Vítor

Para que não ocorram problemas no deslocamento dos bovinos do Tocantins participantes de eventos agropecuários, a vacinação desses animais contra a febre aftosa no estado foi antecipada e começa nesta sexta-feira (11). Para os demais bovinos, a imunização será de 1º a 30 de novembro.

 

A partir de 11 de outubro, os proprietários dos bovinos participantes desses eventos para animais deverão procurar a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins e pegar a autorização para adquirir a vacina contra a aftosa nas lojas que vendem produtos para animais e plantas.

 

Após a imunização, o proprietário precisa ir até a Agência de Defesa Agropecuária e comprovar a proteção do animal. Mas é preciso que isso ocorra pelo menos até 10 dias após a compra da vacina.

 

A antecipação da aftosa para os bovinos participantes de eventos ocorre porque eles só podem circular depois de um período após serem vacinados. Para os animais imunizados apenas uma vez, esse tempo é de 15 dias, já os que receberam duas imunizações é de sete dias. Os bovinos que possuem três ou mais vacinações não precisam cumprir a carência.

 

No ano passado, mais de setecentos 700 mil bovinos do Tocantins participaram de 940 eventos agropecuários, entre eles leilões, feiras e vaquejadas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique