Operação desarticula organização criminosa em Tocantins

Busca e Apreensão

Publicado em 01/10/2019 - 15:03 Por Juliana César Nunes - Brasília

Policiais federais cumprem nesta terça-feira quatro mandados de busca e apreensão e três mandado de prisão temporária em Palmas, no Tocantins.

 

A ação faz parte da Operação Urutau, que pretende desarticular uma organização criminosa, acusada de corrupção e lavagem de dinheiro.

 

O nome da operação faz referência ao pássaro urutau, conhecido como o rei da camuflagem. No caso em apuração, a camuflagem ocorreria por meio de laranjas e testas-de-ferro, para dissimular ou ocultar a origem ilícita dos recursos e a real propriedade de bens e empresas.

 

O valor total dos contratos públicos ligados às empresas deste esquema pode ultrapassar R$50 milhões. A Operação Urutau é uma continuidade das investigações iniciadas em 2016, com a Operação Reis do Gado e que apontam a existência de esquemas de desvio de recursos públicos em gestões anteriores do governo do estado.

 

Na semana passada, Marcelo Miranda, ex-governador do Tocantins, foi preso. O pai e o irmão do político também foram detidos pela Polícia Federal. Na sexta-feira o pai foi solto mediante pagamento de fiança.

 

Os agentes afirmam que, mesmo após as primeiras investigações, o grupo continuava praticando crimes como lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e uso de laranjas para esconder patrimônio. A defesa de Marcelo Miranda e do irmão nega as acusações e vai entrar com pedido de habeas corpus ainda nesta semana.  

 

As atividades econômicas envolveriam desde fazendas agropecuárias, passando pela compra de aeronaves, até empresas de engenharia e construção civil. Segundo cálculos dos investigadores, a suposta organização criminosa teria causado prejuízos de mais de R$300 milhões aos cofres públicos.

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo