Operação Teto Baixo desarticula quadrilha interestadual de drogas

01:44 Geral, Notícias 17/10/2019 - 16h56 Brasília Embed

Graziele Bezerra

A Polícia Federal cumpriu 106 mandados judiciais, entre mandados de prisão preventiva e temporária, busca e apreensão, suspensão de regularização de imóveis, além de sequestro e bloqueio de bens, na Operação Teto Baixo, para desarticular uma quadrilha especializada em tráfico interestadual de drogas.

 

As ações ocorreram nos estados do Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Tocantins e Roraima. As investigações começaram no final de 2016, quando um avião caiu no município de Caracaraí, ao sul de Roraima e os ocupantes fugiram.

 

A ação levantou suspeitas sobre o que estaria sendo transportado. A Polícia Federal constatou que os responsáveis pela aeronave estariam envolvidos em uma operação criminosa, destinada ao tráfico de drogas.

 

O esquema funcionaria a partir da Região Norte, levando cocaína para o Centro-Oeste em aviões. Cada voo deveria transportar em média meia tonelada da droga e o grupo contaria com pelo menos 18 aeronaves.

 

A cocaína seria transferida de São Gabriel da Cachoeira, no interior do Amazonas, de onde o avião partiria para alguma pista clandestina no estado de Roraima, para depois seguir para estados como Goiás e Tocantins.

 

O nome da Operação Teto Baixo faz referência a prática de voos clandestinos que ocorrem a baixa altitude com o objetivo de dificultar a identificação por radares.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique