Polícia deflagra operação em São Paulo para combater fraudes em cartões do bilhete único

01:56 Geral, Notícias 03/10/2019 - 15h48 São Paulo Embed

Nelson Lin

As polícias Civil e Militar de São Paulo realizaram uma operação, nesta quinta-feira (3), para combater fraudes em cartões de transportes do bilhete único, usado na capital, e o Bom, para passagens na região metropolitana.

 

De acordo com as investigações, havia uma central de clonagem de cartões em Perus, na zona noroeste da capital paulista. Os criminosos colocavam créditos inexistentes de forma fraudulenta, usando um software em notebooks e também utilizavam indevidamente cartões de idosos ou vales-transporte e vendiam essas passagens em valor abaixo do oficial, próximo a catracas de terminais ou perto das janelas dos ônibus.

 

O delegado Carlos Ruiz, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), deu mais detalhes.

 

Na operação, 29 pessoas foram detidas, entre elas, dois menores de idade. Eles vão responder pelo crime de estelionato e organização criminosa.

 

Também foram apreendidos computadores, smartphones, 1.255 cartões de passagem e R$ 4 mil em espécie, além de um manual que descrevia passo a passo como incluir créditos falsos.

 

Para dificultar esse tipo de fraude, desde o último dia 30, a Sptrans informa que os bilhetes únicos da modalidade comum e anônimo com créditos, acima de R$ 43, foram bloqueados. Quem possui esses cartões precisa procurar um posto da Sptrans para fazer um bilhete único personalizado com foto e, assim, ter os créditos de volta.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique