Rio começa a vacinação contra sarampo a partir desta segunda

Saúde Pública

Publicado em 07/10/2019 - 13:06 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

A partir desta segunda-feira (7) estará disponível nos postos de saúde e clínicas de saúde da família a vacina contra o sarampo. A campanha, que é nacional, acontece em duas etapas. A primeira etapa é dedicada às crianças e vai até o dia 25 de outubro. Devem ser vacinados os pequenos com idade entre seis meses até 5 anos incompletos, que nunca foram vacinados ou possuem esquema vacinal incompleto.

 

Na segunda etapa, de 19 a 30 de novembro, a imunização estará disponível para adultos entre 20 e 29 anos que não tenham tomado as duas doses da vacina. Quem não sabe se está em dia com o calendário vacinal, a recomendação é ir ao posto de saúde com a caderneta de vacinação para avaliação das equipes de saúde.

 

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o Rio registrou 57 casos de sarampo, em 2019. O objetivo da campanha é ampliar a cobertura vacinal e atualizar a caderneta dos grupos com maior incidência da doença.

 

No entanto, o esquema vacinal contra o sarampo é oferecido durante todo o ano, na rede pública de saúde. A proximidade do Rio com São Paulo é um fator de preocupação, já que o estado tem surto ativo da doença. De acordo com o Ministério da Saúde foram confirmados seis mortes por sarampo no Brasil, sendo cinco em São Paulo e um em Pernambuco.

 

Quatro mortes ocorreram em menores de 1 ano de idade e duas em adultos com 31 e 42 anos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, a cobertura vacinal no municipio está em torno de 95%, na primeira dose, e 85% na segunda dose oferecidas as crianças.

 

Os jovens adultos tem cobertura bem menor, de cerca de 50%.

 

A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde do Rio, Nádia Greffe, destaca que o sarampo pode ser grave, o que torna a imunização ainda mais necessária.

 

No município do Rio, a vacina estará disponível em 233 unidades de saúde primária. Com funcionamento de 8h às 17h. No dia 19 de outubro, no sábado da próxima semana, será realizado o Dia D de Vacinação para as Crianças.

 

No dia 30 de outubro, fechamento da campanha, o esforço de mobilização extra será para os adultos. Nesses dois sábados, os postos de saúde estarão abertos durante todo o dia.

 

Só não podem ser vacinadas pessoas que já estejam com suspeita de sarampo, gestantes, crianças com menos de 6 meses e imunocomprometidos. Pessoas com alergia à proteína lactoalbumina, presente no leite de vaca devem informar ao profissional de saúde para que recebam a dose sem esse componente.

Últimas notícias
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo