Saiba quais são os sintomas do sarampo

01:52 Geral, Notícias 06/10/2019 - 10h09 Brasília Embed

Sayonara Moreno

A vacinação é a única forma de evitar o contágio pelo sarampo, que não tem tratamento. Causada por um vírus, a doença pode deixar sequelas irreversíveis ou levar à morte. Quem está contaminado pode passar a doença para outras pessoas apenas pela tosse, espirro, ou falando perto de alguém.

 

Quem tem o vírus do sarampo no organismo apresenta sintomas como febre com tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e muito mal-estar. Depois de alguns dias, os sintomas pioram e começam a aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas, que vão se espalhando pelo corpo.

 

Se depois das manchas, a febre continuar, é um sinal de alerta e indica que o caso pode ser grave, principalmente em crianças menores de cinco anos de idade.

 

Na infância, o sarampo pode gerar complicações e o desenvolvimento de doenças como pneumonia, otite aguda, encefalite aguda e até mesmo a morte.

 

Atualmente, com o surto do sarampo de perfil que circula no estado de São Paulo, o Ministério da Saúde alerta para os sintomas citados: quem apresentar essas reações e esteve no estado antes dos sintomas, deve informar isso ao serviço de saúde.

 

A doença não tem tratamento específico, mas o mal-estar causado pode ser amenizado com os cuidados médicos.

 

As vacinas contra o sarampo são oferecidas de graça, em mais de 30 mil salas de vacinação espalhadas em todo o Brasil. O Brasil era um dos países livres do sarampo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Este ano perdeu o título, depois do surto de 2018.

 

Para voltar a ser livre da doença, o Brasil precisa ficar um ano sem a circulação ativa do vírus.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique