Vida nova: última elefanta de circo do Chile, Ramba chega a santuário na Chapada dos Guimarães

01:30 Geral, Notícias 18/10/2019 - 22h17 Brasília Embed

Ariane Póvoa

A elefanta Ramba - ou Rambita, como é carinhosamente chamada - chegou por volta das 17h desta sexta-feira ao Santuário de Elefantes Brasil, na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso.

 

Ela estava na estrada desde quarta-feira, quando desembarcou em Campinas, vinda do Chile, depois de vários anos vivendo como animal de circo.

 

Durante o trajeto, o comboio parou para que o animal pudesse se alimentar e descansar. Médicos veterinários e policiais rodoviários federais acompanharam o percurso.

 

Ramba tem 53 anos, pesa quase quatro toneladas e é conhecida como a última elefanta de circo do Chile.

 

A elefanta tem inúmeras cicatrizes por causa do uso de correntes e sofre de problemas renais crônicos devido à falta de água potável - herança da época de circo. A expectativa é que agora ela tenha uma melhor qualidade de vida.


O Santuário de Elefantes Brasil é uma organização sem fins lucrativos que resgata elefantes cativos em situação de risco, e oferece a eles o espaço, as condições e os cuidados necessários para que possam se recuperar física e emocionalmente dos anos passados em cativeiro.


Ramba é a quarta moradora do santuário. Ela vai se juntar às elefantas Maia e Rana, que vivem atualmente no local. A elefanta Guida faleceu em junho deste ano.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique