Conselho de Política Indigenista é criado no Pará

Participação popular

Publicado em 12/11/2019 - 20:21 Por Bianca Paiva - Brasília

Indígenas do Pará contam agora com um Conselho Estadual de Política Indigenista, que recebeu o nome de Consepi. Por meio dele, os povos tradicionais terão um canal de diálogo com o governo para discutir demandas e políticas públicas para as comunidades, como ressalta o governador Helder Barbalho.


“Nós temos no Pará mais de 70 mil índios, que merecem ter acesso a políticas públicas, aos seus direitos. E o que nós desejamos com esse conselho é exatamente que o governo esteja em sintonia, ouvindo de forma plural todas as demandas, para que possamos construir políticas públicas que efetivamente protejam e garantam os direitos de cada comunidade”.


Sérgio Tembé, liderança da etnia Tembé, destaca a importância desse espaço para discutir as necessidades diferenciadas dos povos indígenas.


“A gente está falando como é nossa cultura. É uma cultura diferente, uma religião diferente, uma realidade diferente. Então a gente sente uma dificuldade muito grande. Acredito que com essa posse do Conselho vai facilitar muita coisa para o nosso povo”.


O indígena Paulinho Paiakan também comemorou a criação do Conselho.


“Conselho criado dentro do governo é importante, porque antes não tinham essas instituições dentro do governo para os indígenas. E vem acontecendo coisas que vêm prejudicando as populações indígenas. Por isso o Conselho vai ser importante para todos nós”.


O Conselho Estadual de Política Indigenista do Pará será liderado pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos.


O Consepi foi instalado oficialmente, nessa segunda-feira, com a nomeação de 38 representantes de diversas secretarias do governo paraense, órgãos públicos, além de indígenas e instituições indigenistas. Eles vão cumprir mandato de dois anos.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo