Construção de Museu da Bíblia em Brasília gera polêmica

Projeto de Oscar Niemeyer

Publicado em 07/11/2019 - 18:38 Por Dayana Vitor - Brasília

A construção do Museu da Bíblia, no Eixo Monumental, um projeto de Oscar Niemeyer, está gerando polêmica. O Colegiado de Entidades Distritais de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal divulgou nota na qual expressa preocupações, porque o arquiteto não pode mais acompanhar a obra, devido a sua morte, e também porque Brasília é tombada.


O presidente da entidade, Daniel Mangabeira, explica.


“A nota quis chamar atenção que a população tem que ser ouvida, o Instituto de Patrimônio Histórico tem que ser ouvido. Havendo essa destinação para a construção, e há, onde ela vai ser feita, e porque optou-se pela contratação do escritório Oscar Niemeyer”.


A obra ainda nem começou, mas a ideia do GDF é arrecadar R$ 63 milhões, sem afetar os cofres locais, para entregar o Museu da Bíblia em 2022. E o que as pessoas acham da construção desse novo monumento?

 

A professora Sueli Cândido é contrária, devido Brasília ser Patrimônio Cultural da Humanidade e também pelo estado ser laico.


“A minha opinião é que não deveria construir, tanto porque o patrimônio é tombado e segundo porque o estado é laico. Acho que a gente deve manter a laicidade e não pode ter a interferência de uma única característica religiosa”.


A gerente comercial Bárbara Gama já é favorável a construção do museu.


“Eu acho válida a construção do museu. Eu acredito que, se o Oscar Niemeyer que fez o projeto não pode se responsabilizar, outro arquiteto competente pode se responsabilizar por ele”.


Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação afirmou que o projeto do Museu não fere o que está proposto no Plano de Preservação do Eixo Monumental, pois está baseado em portaria do IPHAN.


Já o Instituto declarou que o projeto não foi apresentado ao órgão. Disse também que um grupo técnico está discutindo parâmetros de ocupação, tamanho de lotes e altura das edificações na área onde será construído o museu.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo