Empresas de energia desmentem boatos de apagão neste sábado de Libertadores

02:10 Geral, Notícias 22/11/2019 - 16h49 Brasília Embed

Renata Martins

Um apagão neste sábado!

 

A notícia de que a energia seria desligada em alguns estados do país para um trabalho de manutenção da rede elétrica na tarde deste sábado chegou nos grupos de WhatsApp.

 

A fake news veio em forma de comunicado oficial da empresa de energia, com direito a logomarca e linguagem formal.

 

A coisa ficou tão séria que várias concessionárias de energia publicaram nota desmentindo o boato de corte do fornecimento de energia.

 

“Cuidado com o boato! Nossas equipes realizam manutenção programada frequentemente em pontos isolados na cidade do Rio de Janeiro. Nunca em toda cidade. Caso você tenha recebido um comunicado de desligamento de toda energia no sábado, fique atento, é falso”. A nota é da Light, empresa responsável pela distribuição de energia no estado do Rio de Janeiro.

 

Empresas como a CEB, de Brasília; a Coelba, da Bahia; e a Energisa, responsável pelo fornecimento de energia em estados como Mato Grosso, Acre, Rondônia e Tocantins, também emitiram nota.

 

Todas lembraram que os avisos de desligamento programado precisam ser checados nos canais oficiais das empresas. A Coelba, da Bahia, alertou: se você receber notícias por qualquer outro meio, como o WhatsApp, procure confirmar as informações.

 

Coincidência ou não, a fake news da falta de energia atingia em cheio os planos de quem se preparava para acompanhar, neste sábado, a final da Libertadores da América entre Flamengo e River Plate.

 

Boato desmentido, rubro-negro, torcida contra ou apenas apaixonados pelo futebol vão poder conferir a partida sem sustos.

 

Ah! E se faltar energia em algum lugar, ainda dá pra ficar ligado no celular ou no radinho de pilha.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique