Inaugurado novo complexo penitenciário no Pará

Segurança Pública

Publicado em 04/11/2019 - 20:38 Por Bianca Paiva - Brasília

Com 612 vagas, foi inaugurado, nessa segunda-feira, o Complexo Penitenciário de Vitória do Xingu, município do Pará. O local possui três unidades: uma destinada ao regime semi-aberto, a segunda apenas para mulheres e outra para o sexo masculino. A obra, no valor de R$125 milhões, foi custeada pela empresa Norte Energia, responsável pela usina hidrelétrica de Belo Monte, por meio de um convênio com o governo do estado.

 

Inicialmente, o espaço vai receber detentos da cidade de Altamira. Segundo o governador Helder Barbalho, o complexo é mais seguro e moderno e vai ajudar a desafogar o sistema carcerário.

 

Vão atuar no complexo penitenciário, agentes concursados e treinados por agentes federais da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária que estão no Pará desde julho de 2019. As casas penais possuem espaços destinados à ressocialização dos presos, como salas de aula, salas de informática e bibliotecas, além de locais adaptados para detentos com deficiência. Cada cela possui pia e vaso sanitário e deve alojar oito custodiados.

 

Segundo o secretário Extraordinário de Assuntos Penitenciários, Jarbas Vasconcelos, será implantado no local um projeto de geração de renda para os internos.

 

O governo paraense informou que mais de 900 novas vagas em presídios do estado vão ser abertas, ainda este mês, nos municípios de Abaetetuba, Tucuruí e Parauapebas.

Últimas notícias
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo