Manuseio de produtos causam acidentes de consumo

Inmetro

Publicado em 15/11/2019 - 10:14 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Os acidentes de consumo acontecem com frequência no manuseio de produtos. Quedas de escadas de alumínio, que não têm sistema de segurança, cortes provocados por latas de conserva e arranhões, gerados por estruturas pontiagudas em carrinhos de bebê, são algumas das ocorrências que o Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia caracteriza como acidentes de consumo.


Qualquer produto pode causar um desses acidentes e relatá-los é muito importante para a adoção de medidas que garantam mais segurança aos consumidores.


Esta é a proposta do Sinmac-Sistema Inmetro de Relatos de Acidentes de Consumo, criado em 2013, mas que nem sempre é acionado. O sistema funciona como um banco de dados, fornecendo relatórios e estatísticas, reunindo informações como tipo de produto com mais relatos de incidentes e os impactos destes eventos na produtividade do Brasil.


Para o coordenador executivo e de gestão do inmetro, Paulo Coscarelli, além dos riscos para a vida dos consumidores, esses acidentes custam caro a vários setores da vida do país.


O Sistema Inmetro de Relatos de Acidentes de Consumo recebe, em média, 300 relatos de acidentes por ano, com destaque para eletrodomésticos, produtos infantis, utensílios domésticos, mobiliário e aparelhos eletrônicos.


Este ano, porém, a participação dos consumidores está aquém da série histórica, com pouco mais de 130 ocorrências até o início de novembro.


De acordo com Coscarelli, o estabelecimento de ações pelo Inmetro não está vinculado à quantidade de denúncias.


Para registrar um acidente de consumo, o consumidor pode recorrer ao telefone 0800 285 1818 de segunda à sexta, das 9h até às 17h. Outra possibilidade é entrar no site www.inmetro.gov.br/consumidor/formulario_acidente.asp

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo