Manuseio de produtos causam acidentes de consumo

02:46 Geral, Notícias 15/11/2019 - 10h14 Rio de Janeiro Embed

Tatiana Alves

Os acidentes de consumo acontecem com frequência no manuseio de produtos. Quedas de escadas de alumínio, que não têm sistema de segurança, cortes provocados por latas de conserva e arranhões, gerados por estruturas pontiagudas em carrinhos de bebê, são algumas das ocorrências que o Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia caracteriza como acidentes de consumo.


Qualquer produto pode causar um desses acidentes e relatá-los é muito importante para a adoção de medidas que garantam mais segurança aos consumidores.


Esta é a proposta do Sinmac-Sistema Inmetro de Relatos de Acidentes de Consumo, criado em 2013, mas que nem sempre é acionado. O sistema funciona como um banco de dados, fornecendo relatórios e estatísticas, reunindo informações como tipo de produto com mais relatos de incidentes e os impactos destes eventos na produtividade do Brasil.


Para o coordenador executivo e de gestão do inmetro, Paulo Coscarelli, além dos riscos para a vida dos consumidores, esses acidentes custam caro a vários setores da vida do país.


O Sistema Inmetro de Relatos de Acidentes de Consumo recebe, em média, 300 relatos de acidentes por ano, com destaque para eletrodomésticos, produtos infantis, utensílios domésticos, mobiliário e aparelhos eletrônicos.


Este ano, porém, a participação dos consumidores está aquém da série histórica, com pouco mais de 130 ocorrências até o início de novembro.


De acordo com Coscarelli, o estabelecimento de ações pelo Inmetro não está vinculado à quantidade de denúncias.


Para registrar um acidente de consumo, o consumidor pode recorrer ao telefone 0800 285 1818 de segunda à sexta, das 9h até às 17h. Outra possibilidade é entrar no site www.inmetro.gov.br/consumidor/formulario_acidente.asp

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique