Ministério da Infraestrutura inicia estudo para fusão de três estatais brasileiras

02:16 Geral, Notícias 11/11/2019 - 17h30 Rio de Janeiro Embed

Cynthia Cruz

O Ministério de Infraestrutura iniciou um estudo sobre a possibilidade de unir três empresas estatais: a Infraero, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária; a EPL, Empresa de Planejamento em Logística; e a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.


Em um almoço com empresários, promovido pela Câmara Espanhola de Comércio no Brasil, no Rio de Janeiro, o ministro Tarcísio de Freitas estimou, nesta segunda-feira, que a avaliação pode levar entre seis e oito meses para ser concluída. O eventual processo poderia ocorrer já no ano que vem.


“Está iniciando o estudo agora. Tem uma necessidade de diminuir o tamanho do Estado, tentar buscar sinergia, enxugamento de áreas administrativas. Então vamos ver se existe algum modelo de geração de valor nisso, se existe alguma oportunidade. É uma coisa muito embrionária, a gente vê que existe alguma superposição na atividade dessas empresas, e pode-se eventualmente ter essas atividades em uma empresa só, com uma área administrativa só. Então é uma possibilidade de, nesse formato, acabar fazendo a mesma coisa, até com mais eficiência e menos custo”.


A fusão aproveitaria o quadro de funcionários das três companhias e não geraria demissões, de acordo com Freitas. O ministro afirmou que o estudo busca reduzir gastos, aumentar a eficiência e não tem o objetivo de preparar as empresas para a privatização.


O ministro defendeu também a fusão de três fundos administrados pelo Ministério de Infraestrutura, que, juntos, somam R$ 35 bilhões.


Na avaliação do ministro, turbulências políticas em outros países da América do Sul, como Chile e Bolívia, não terão repercussão sobre o interesse de investidores no Brasil, porque o governo, segundo ele, está conseguindo mostrar que há um bom ambiente de negócios e que respeita contratos e onde os riscos estão sendo tratados de forma conveniente.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique