Museu de Arte do Rio pode fechar as portas por falta de verba; governo diz que estuda solução

02:22 Geral, Notícias 13/11/2019 - 14h48 Brasília Embed

Lígia Souto

O Museu de Arte do Rio, localizado na zona portuária da cidade, pode fechar as portas devido à falta de verbas. Esse quadro inclui o aviso prévio de 126 funcionários.

 

O Instituto Odeon, organização social responsável pela administração do equipamento cultural, informou que o início desse processo de desmobilização acontece após consecutivos atrasos nos repasses por parte da prefeitura e que o mês de setembro, segue em aberto.

 

Com isso, a OS afirma que não há mais fôlego financeiro para manter o museu funcionando.

 

Ao todo, receberam aviso prévio 80 servidores do quadro do MAR e 46 terceirizados, num total de 126 pessoas que serão afetas com a medida.

 

O Instituto Odeon encaminhou um ofício à Secretaria Municipal de Cultura do Rio informando que daria início as ações de desativação do equipamento cultural.

 

O texto defende que o instituto “honrou todos os compromissos assumidos, e afirma ter confiança numa solução que permita a continuidade da gestão, no caso de uma eventual melhora do cenário”.

 

A Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro informou, por nota, que vem empenhando esforços para driblar a crise que se abateu sobre o país, afetando as atividades econômicas e, consequentemente, a arrecadação dos municípios.

 

A nota diz que a prefeitura “também trabalha para sanear as finanças, pagando uma dívida bilionária deixada pela gestão anterior''.

 

A Secretaria de Cultura explica, ainda, que este quadro obriga a prefeitura a administrar com recursos reduzidos, tendo que remanejar verbas para manter funcionando setores considerados prioritários.

 

A nota conclui que as secretarias de Cultura e de Fazenda estão atuando em conjunto para encontrar a melhor solução financeira, de forma a manter o Museu de Arte do Rio de portas abertas, funcionando plenamente. A promessa é de que a solução seja anunciada ainda esta semana.

 

O MAR foi inaugurado no dia 1º de março de 2013, e faz parte de um projeto de revitalização da região central do Rio, iniciado em 2009 por meio de uma lei municipal.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique