Navio de bandeira grega é investigado como possível origem do vazamento no Nordeste

01:58 Geral, Notícias 01/11/2019 - 10h45 Brasília Embed

Renata Martins

A Polícia Federal realiza nesta sexta-feira (1º) uma operação para investigar a origem do óleo derramado no oceano que atinge as praias do Nordeste brasileiro desde o fim de agosto.

 

Mandados de busca e apreensão são cumpridos, no Rio de Janeiro, em sedes de representantes e contatos de empresa grega no Brasil, dona de um navio apontado como a origem do vazamento de óleo no litoral.

 

De acordo com o a Polícia Federal, a investigação coordenada pela Marinha do Brasil, apontou a localização da mancha inicial de petróleo cru em águas internacionais, a aproximadamente 700km da costa brasileira.

 

O período indicado como o mais provável do vazamento foi entre os dias 28 e 29 de julho.

 

Com essas delimitações, foi possível identificar um único navio petroleiro que navegou pela área suspeita.

 

Foram usadas técnicas de geointeligência e cálculos oceanográficos regressivos.

 

A embarcação, de bandeira grega, atracou na Venezuela em 15 de julho, permaneceu lá por três dias, e seguiu rumo a Singapura, pelo oceano Atlântico, vindo a aportar apenas na África do Sul.

 

O derramamento investigado teria ocorrido nesse deslocamento.

 

De acordo com a Polícia Federal, o navio grego está vinculado, inicialmente, à empresa de mesma nacionalidade, porém ainda não há dados sobre a propriedade do petróleo transportado pelo navio identificado. Por isso, a necessidade de continuar com as investigações.

 

Além das ações no Brasil, os investigadores solicitaram diligências em outros países, pela Interpol, para mais informações sobre a embarcação, tripulação e empresa responsável.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique