Operação Elétron mira ex-diretor da Aneel

Polícia Federal

Publicado em 22/11/2019 - 15:38 Por Sayonara Moreno - Brasília

Uma investigação que apura suposto recebimento indevido de valores por um ex-diretor da Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, levou agentes da Polícia Federal às ruas de Brasília nesta sexta-feira. Foram dois mandados de busca e apreensão cumpridos durante a Operação Elétron para coletar elementos que auxiliem nas investigações.


A suspeita começou depois que a CGU, Controladoria Geral da União, emitiu uma nota técnica apontando indícios de irregularidades em decisões tomadas por membros da diretoria da Aneel entre 2010 e 2013. Os nomes dos investigados não foram divulgados.


Segundo o parecer da CGU, as decisões tomadas pelos suspeitos contrariavam os pareceres técnicos da própria agência reguladora de energia, o que acabava beneficiando empresas do ramo, causando prejuízo aos cofres públicos que ultrapassam R$ 12 milhões.


Outro ponto que chama atenção da Polícia Federal e da CGU é que um ex-diretor foi nomeado diretor de 13 empresas na área de energia sete meses depois que deixou a Aneel. Além disso, foi apurado que ele criou uma empresa de consultoria na área e depois passou a receber, na conta pessoal e na da companhia, diversas transferências bancárias e depósitos de outras empresas de energia elétrica. Com isso, ele pode ter atuado em algumas decisões, de forma a beneficiar essas empresas.


Essas mesmas contas, do ex-diretor e do empreendimento dele, tiveram aumento em até quatro vezes mais, no recebimento de depósitos, entre 2011 e 2013. A questão é que esses valores não eram declarados no ajuste anual do período, o que levou a CGU a entender que as transferências são uma forma de pagamento pelos benefícios obtidos pelas empresas durante a atuação do investigado como diretor da Aneel.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo