Prefeitura do Rio anuncia plano para chuvas com nova classificação de alertas

02:47 Geral, Notícias 18/11/2019 - 18h01 Rio de Janeiro Embed

Tâmara Freire

A prefeitura do Rio de Janeiro divulgou um plano para a mitigação dos desastres causados pelas chuvas de verão. De acordo com o prefeito Marcelo Crivella, ao longo deste ano, R$ 80 milhões foram investidos em melhorias em mais de cem pontos críticos da cidade. Para as próximas semanas, também estão previstas ações de drenagem no Jardim Botânico e no Catete e a dragagem do rio Cabuçu, em Jardim Maravilha.


Na semana passada, mais uma vez, diversos pontos da cidade ficaram alagados após um temporal. Mas os dois eventos mais graves ocorreram em fevereiro e abril, e deixaram 17 mortos.


De acordo com o prefeito, as ações do poder público esbarram no grande número de moradias irregulares em áreas de risco.


Para diminuir as chances de novas tragédias, a prefeitura conta com 164 sirenes instaladas em 103 comunidades, além de 83 pluviômetros. E, no próximo verão, o Centro de Operações vai usar também imagens de satélites da Nasa para monitorar melhor as encostas.


A prefeitura também decidiu implementar uma nova escala de estágios de alerta com cinco níveis, ao invés dos três atuais: normalidade, mobilização, atenção, alerta e crise.


O secretário municipal de Infraestrutura, Habitação e Conservação, Sebastião Bruno, acredita que isso pode engajar a população de forma mais eficiente, conforme os riscos forem aumentando.


A prefeitura também terá um plano de fechamento de vias críticas com base no nível de precipitação, e pra isso está instalando cancelas na Avenida Niemeyer, no Alto da Boa Vista, na Grajau Jacarepaguá, na Avenida Carlos Peixoto e no mergulhão da Barra da Tijuca.


Entre as ações já realizadas estão a limpeza e desassoreamento de córregos, a limpeza de encostas com risco de deslizamentos em 12 comunidades e a remoção de 42 toneladas de resíduos que estavam entupindo as redes pluviais.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique