Sítios arqueológicos na área urbana de Tefé, no Amazonas, têm sinal de indígenas pré-colombianos

02:07 Geral, Notícias 25/11/2019 - 14h54 Brasília Embed

Renata Martins

Pesquisa do Instituto Mamirauá já identificou quatro sítios arqueológicos. Em uma escavação no campus da UEA, Universidade Estadual do Amazonas, foram localizadas estruturas com indicativos de uma unidade doméstica.


A pesquisadora Geórgea Araújo afirma que a região tem um grande potencial arqueológico.


“Toda essa área aqui foi habitada como se Tefé inteiro fosse um sítio arqueológico no passado e ele está sendo reocupado, agora pela população. Então, um dos objetivos é entender justamente como essas áreas foram ocupadas, como era essa vivência entre o homem e a natureza. E esse material é mais antigo, ele é pré-histórico, mas também tem material mais recente. Tem material provavelmente da época da borracha, que está sendo analisado.”


Tefé fica a 545 quilômetros de Manaus, na região do médio Solimões. A área abrigou populações ameríndias. Os vestígios da presença desses povos podem ser encontrados na área urbana da cidade.


Os estudos do Instituto Mamirauá tiveram início em 2015 e ainda estão em andamento.


O Grupo de Pesquisa de Arqueologia, além de escavações, realiza consultas documentais, conversas com moradores e visitas a locais públicos e propriedades particulares que contém a chamada ‘terra preta de índio’, tipo de solo escuro e fértil que indica a ocupação de populações indígenas pré-colombianas.


O estudo sobre arqueologia urbana em Tefé foi apresentado este mês, no III Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação do Doutorado Interinstitucional em Educação.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique