Vacinação contra febre aftosa no DF vai até 30 de novembro; 35 mil animais serão imunizados

02:12 Geral, Notícias 09/11/2019 - 12h24 Brasília Embed

Adalto Gouveia*

Os pecuaristas do Distrito Federal têm até o dia 30 deste mês para vacinar seus rebanhos. Deverão ser vacinados cerca de 35 mil animais, entre bovinos e bubalinos. O criador que não vacinar seu gado dentro do prazo ou não declare a vacinação poderá ser multado.

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento aprovou a nova vacina contra febre aftosa, que já está disponível no mercado. A dose diminuiu de volume; passando de 5 ml para 2 ml por animal.

 

O diretor de Sanidade Agropecuária e Fiscalização, da Secretaria de Agricultura do DF, Vinícius Eustáquio, explica que o frasco com a vacina contem 10 doses. E o agricultor familiar que tem em torno de quatro ou cinco vacas pode dividir com o vizinho.

 

A vacinação e a declaração confirmando que o animal foi imunizado são fundamentais para a comercialização de produtos, como carne e leite; e também, para a emissão da GTA - aGuia de Trânsito Animal, documento que autoriza o produtor a circular com seus animais.

 

O produtor deverá informar que os animais foram vacinados e atualizar o rebanho existente no site agricultura.df.gov.br.

 

A entrega da declaração também pode ser em um dos escritórios da Secretaria de Agricultura, juntamente com a nota fiscal de compra da vacina. Nos dois casos, o prazo vai até o dia 11 de dezembro de 2019.

 

Desde 1993, o Distrito Federal não registra casos da febre aftosa.

 

 

* Produção: Renato Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique