Campanha Natal sem Fome 2019 distribui 220 toneladas de alimentos no Rio

03:22 Geral, Notícias 22/12/2019 - 14h11 Rio de Janeiro Embed

Lígia Souto

A Campanha Natal sem Fome 2019, da ONG Ação da Cidadania, chega ao fim com a distribuição das cestas de produtos não perecíveis arrecadados ao longo de dois meses.

 

São 220 toneladas de alimentos, que servirão para alimentar, às vésperas da festa cristã, 22 mil famílias da Região Central e Metropolitana do Rio, além de 15 municípios fluminenses. A distribuição, hoje e amanhã, acontece na sede da ONG, fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho.

 

A organização funciona como uma grande rede de solidariedade e reúne centenas de comitês, que trabalham no atendimento de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza. Nesta edição, 220 comitês do Rio de Janeiro ficaram responsáveis pela coleta dos alimentos e a doação às famílias que mais precisam.

 

De acordo com Daniel de Souza, presidente do Conselho da Ação da Cidadania, e filho de Betinho, a parceria com empresas e a solidariedade da população possibilitaram uma arrecadação ainda maior este ano.

 

O presidente do Conselho explica que em 2014 o país saiu do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas, quando o número de brasileiros abaixo da linha da miséria ficou inferior aos 5 milhões. Mas, em 2017, esse número voltou a crescer e chegou a 15 milhões, quando a Ação da Cidadania decidiu voltar a arrecadar alimentos.

 

A campanha, segundo Daniel de Souza, não tem a pretensão de acabar com a fome do país, mas sim chamar a atenção da sociedade para o grave problema e cobrar políticas públicas estruturadas.

 

A campanha Natal sem Fome tem apoio da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação e do Programa Mundial de Alimentação das Nações Unidas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique