Retrospectiva 2019: confira alguns dos fatos que marcaram o mês de outubro

04:13 Geral, Especiais 29/12/2019 - 12h20 Brasília Embed

Apresentação de Márcia Dias

- Em outubro, a Igreja Católica reconheceu a primeira santa brasileira. Irmã Dulce foi canonizada e passou a se chamar Santa Dulce dos Pobres.


- Astronautas fizeram a primeira caminhada 100% feminina no espaço. E o Brasil conquistou o primeiro lugar na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica.


- O governo federal lançou o programa Salve Uma Mulher e o Senado aprovou o Projeto de Lei da Cessão Onerosa.


- O Brasil intensificou a imunização contra o Sarampo e realizou o "Dia D de Vacinação". O país atingiu a meta global, para crianças de 6 meses a menores de 1 ano, com o registro de 95% da população geral imunizada, nessa faixa etária.


- Um dos tufões considerados mais poderosos causou dezenas de mortes, destruição e prejuízos ao Japão. Hagibis forçou o transbordamento de rios que atingiram ao mínimo 16 províncias e, segundo o governo japonês, provocou um prejuízo de US$ 900 milhões.


- No Chile, protestos contra o governo começaram em Santiago e se estenderam a outras cidades. O aumento no preço dos bilhetes do metrô, que transporta diariamente cerca de 3 milhões de passageiros, desencadeou as violentas manifestações contra o elevado custo de vida e as desigualdades sociais no país.


- Segundo o Ministério da Justiça chileno, a onda de protestos e tumultos deixou 20 mortos, centenas de pessoas feridas e mais de 9 mil presas.


- A Unicef, Fundo das Nações Unidas para a Infância, revelou que quase 10 mil crianças e adolescentes venezuelanas, em situação de vulnerabilidade, migraram para o Brasil entre 2015 e 2019.


- No esporte, o Brasil alcançou a meta de permanecer entre as três maiores potências desportivas militares, na 7ª edição dos Jogos Mundiais Militares, realizados em Wuhan, na China. A equipe brasileira conquistou 88 medalhas, sendo 21 ouros, 31 pratas e 36 bronzes e só foi superada por China e Rússia.


- E no futebol feminino, o Corinthians venceu a Ferroviária por 2 a 0 e conquistou o bicampeonato da Copa Libertadores Feminina.


- O ex-presidente do Bradesco, Lázaro de Mello Brandão, morreu em São Paulo, aos 93 anos. Também faleceu em outubro o cosmonauta russo Alexei Leonov, aos 85 anos. Ele foi o primeiro homem a caminhar no espaço sideral, em 1965.

 

- Um dos mais brilhantes atores e diretores da televisão brasileira, Jorge Fernando, morreu aos 64 anos, no Rio de Janeiro, devido a uma parada cardíaca. E a música brasileira perdeu o cantor e compositor Walter Franco, aos 74 anos, em São Paulo.

 

 

Confira aqui a retrospectiva de todo o ano de 2019.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique