Vai alugar imóvel por temporada nas férias? Ouça dicas para evitar dor de cabeça

02:40 Geral, Notícias 16/12/2019 - 08h36 Brasília Embed

Gésio Passos

Final de ano chegou, e muita gente vai aproveitar para viajar de férias. E um meio de economizar é o aluguel de casas ou apartamento por temporada, na praia ou no campo.

 

Para evitar dor de cabeça no aluguel desses imóveis, e tirar dúvidas sobre a questão, conversamos com a advogada especialista em Direito Imobiliário Sabrina Rui.

 

Uma das primeiras dicas é utilizar um intermediário para locação, seja uma imobiliária, seja uma plataforma digital.

 

“O ideal é sempre utilizar um intermediário. Ou uma plataforma digital ou uma imobiliária, porque com isso a gente consegue ter a garantia de um terceiro no meio, e pode-se responsabilizar esse terceiro”.

 

Outra dica da advogada Sabrina Rui é buscar uma vistoria antecipada do imóvel, para evitar fotos e descrições falsas.

 

“Pedir para que o proprietário ou a imobiliária faça fotos recentes, vídeos. Vídeos pelo WhatsApp te dão a coisa momentânea e você pode se certificar da integralidade do imóvel, se ele está novinho. Porque às vezes a gente chega, se desloca de tão longe, e o imóvel não era nada daquilo que você queria e nem parecia com as fotos”.

 

Outra preocupação deve ser com os contratos. Para um aluguel por temporada, ele não pode passar de 90 dias, mesmo com as renovações, pois descaracterizaria a locação temporária.

 

Sabrina Rui dá dicas importantes sobre o que deve constar nos contratos de locações, que devem ser feitos de forma antecipada.


“Em um bom contrato tem que se colocar qualificação de ambas as partes, forma de localizar, para você ter possibilidade de entrar em contato. Testemunhas, dados bancários, forma de pagamento. Tudo tem que estar muito bem escrito para não ter surpresa lá na frente”.

 

A especialista reforça a importância de estarem previstas regras de prorrogação do contrato, custos para danificação do imóvel ou do mobiliário e regras para desistência.

 

Com essas dicas, você pode se preparar para viajar com segurança e tranquilidade, evitando férias frustradas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique