Aneel suspende cadastro de consumidores da área rural que recebem benefícios

01:46 Geral, Notícias 18/01/2020 - 09h50 Brasília Embed

Apresentação de Dilson Santa Fé

A Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica , acatou nesta terça-feira solicitação da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica para suspender  o processo de revisão cadastral iniciado em 2019 para unidades consumidoras que recebem benefícios  na área rural nas  tarifas de de esgoto e saneamento e irrigação e aquicultura.

 

Resolução de 2017 estabeleceu que o início da revisão cadastral seria em 2019 com as distribuidoras promovendo recadastramento de um terço das unidades consumidoras. Os outros terços seriam em 2020 e 2021.

 

A Aneel  avaliou  que  existe dificuldade de cumprir os prazos. Além disso, a área técnica da Agência enfatizou o risco de descadastramento de consumidores, que embora tenham direito ao benefício, não tiveram tempo hábil para realizar a revisão cadastral.

 

Na decisão, a Agência também estabeleceu que os consumidores que perderam o desconto tarifário por não conseguirem cumprir o prazo de cadastramento ainda possuem direito ao benefício.

 

A ANEEL definiu ainda que os consumidores que já foram notificados pelas distribuidoras na revisão cadastral, e que na visita técnica comprovadamente não se enquadraram nos critérios legais, devem permanecer sem direito aos benefícios.

 

A Agência  abriu consulta pública até  16 de março de 2020 para alterar os prazos para revisão cadastral dos consumidores rurais. A proposta em consulta prorrogaria o prazo para a primeira revisão cadastral passando de 2019 a 2021 para 2020 a 2023.

 

Outras informações no site www.aneel.gov.br

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique