App voltado a produtores rurais do DF facilita processo de rastreabilidade dos produtos

02:04 Geral, Notícias 27/01/2020 - 17h37 Brasília Embed

Larissa Abreu*

Os produtores rurais do Distrito Federal agora podem contar com mais uma ferramenta, que promete facilitar a vida no campo. É o aplicativo DF Rural, desenvolvido pela Emater, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF.


No app, o agricultor pode acessar informações sobre os preços do atacado de diversas culturas, o Cartão do Produtor Rural Digital e a Caderneta de Campo, que permite o registro do passo a passo de toda a cadeia produtiva.


O assessor da Emater, André Fróes, explica que a Caderneta é a principal função do aplicativo, porque facilita o processo de rastreabilidade do produto, desde o plantio até chegar à mesa do consumidor.

 

Segundo Fróes, desde o ano passado, a rastreabilidade de vegetais tornou-se obrigatória. A medida prevê que frutas e hortaliças deverão conter informações padronizadas que identifiquem o produtor nas caixas ou embalagens do produto.


Com o aplicativo DF Rural, basta o produtor informar nome, endereço e dados dos produtos, como variedade ou cultivo, lote, data de produção, CPF ou CNPJ, que o próprio sistema emite etiquetas, que só precisam ser impressas pelo produtor.


A ferramenta já está disponível para download na Play Store, para dispositivos móveis com sistema operacional Android. Em breve, também ficará disponível para IOS. O aplicativo é gratuito e não precisa de internet para funcionar.

 

*Estagiária sob supervisão de Nádia Faggiani

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique