Empresas de ônibus do Rio têm até setembro para climatizar 100% da frota

03:00 Geral, Notícias 20/01/2020 - 13h54 Rio de Janeiro Embed

Raquel Júnia

Já faz oito verões que os cariocas ouviram pela primeira vez a promessa de que 100% dos ônibus da cidade teriam ar-condicionado. Mas não é difícil encontrar em mais esta estação, quem conviva com duas realidades distintas. É o caso do Senhor Ubiratan de Lima, que trabalha como lavador de veículos e quando pega a linha 665 Pavuna Sans Peña precisa enfrentar o calor.

 

A motorista Elisabete Pereira, que trabalha no centro e pega a linha 348 Riocentro-Candelária, torce para que o ônibus do dia seja com ar-condicionado.

 

A meta de ter 100% dos ônibus com ar-condicionado apareceu pela primeira vez no Plano Estratégico 2013-2016 da Prefeitura do Rio. Segundo o último acordo firmado entre a Prefeitura e as empresas de ônibus em agosto de 2018, toda a frota da cidade deve estar climatizada até 30 de setembro deste ano. No entanto, o Rio ainda tem cerca de um quarto da frota sem ar-condicionado. Os dados são da própria Secretaria Municipal de Transportes, que contabiliza 75% dos ônibus climatizados, sendo 614 executivos, os chamados frescões, e 4.008 ônibus comuns.

 

A conta do Sindicato das Empresas de Ônibus do Rio de Janeiro é um pouco mais alta. Segundo o Rio Ônibus, 80% da frota está climatizada. Em nota enviada à Agência Brasil, o sindicato afirma que o reajuste anual da tarifa é fundamental para o cumprimento do acordo de climatização.

 

O texto afirma que o Rio tem a tarifa mais baixa entre as capitais do país e usa o exemplo de São Paulo que teve a tarifa reajustada para R$ 4,40 e tem apenas 31% da frota climatizada. A passagem de ônibus no Rio de Janeiro é de R$ 4,05.


O Acordo de 2018, prevê, além da climatização, que os ônibus tenham também sinal de Wi-Fi e entradas USB. O Rio ônibus afirma, no entanto, que a obrigação prevista pelo acordo é referente apenas à climatização. A Secretaria Estadual de Transportes destaca, também em nota, que os consórcios que não cumprirem o acordo de climatização até 30 de setembro ficarão sujeitos à sanções.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique