Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no Rio, tem imóvel requisitado pelos Correios

01:52 Geral, Notícias 27/01/2020 - 11h57 Brasília Embed

Fabiana Sampaio

A Escola de Cinema Darcy Ribeiro, que oferece formação profissional no setor audiovisual, deve desocupar o prédio que ocupa há 20 anos, no Centro do Rio de Janeiro.

 

A instituição informou que recebeu um comunicado dos Correios, em julho do ano passado, solicitando a entrega do edifício no prazo de seis meses.

 

Em nota divulgada, no entanto, a instituição afirmou que  permanece em pleno funcionamento e  segue apostando em uma solução amigável com os Correios para continuar contribuindo com o fortalecimento e a consolidação do cinema brasileiro. O edifício, localizado na esquina das ruas da Alfândega e Primeiro de Março, teve seu uso cedido pelos Correios à Escola em janeiro de 2000. 

 

De acordo com a escola Darcy Ribeiro, o espaço, em desuso desde 1993, encontrava-se em estágio avançado de deterioração e foram realizados inúmeros investimentos para a restauração, adequação e manutenção do edifício.

 

Atualmente, o prédio tem 5 pavimentos, com salas de aula, ilhas de edição, estúdio, biblioteca e filmoteca, sala de exibição de filmes e, segundo a escola, recebe estudantes do Rio de Janeiro e de todo o Brasil. 

 

Em nota, os Correios informaram que, em julho de 2019, deram seis meses para que a Escola de Cinema Darcy Ribeiro desocupasse o imóvel. E que a cessão do edifício, realizada há 20 anos, não contempla qualquer contrapartida por parte da instituição. 

 

A nota diz ainda que os Correios, visando sua sustentabilidade financeira, estão avaliando todo o seu patrimônio imobiliário para otimizar a carteira de imóveis. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique