Justiça em Brasília determina interdição de bloco da Papuda após fuga de três detentos

01:55 Geral, Notícias 29/01/2020 - 14h32 Brasília Embed

Graziele Bezerra

Depois da fuga de três detentos do Centro de Detenção Provisória do Complexo da Papuda, nessa terça-feira (28), a Vara de Execuções Penais mandou interditar o bloco onde os homens estavam presos. Eles escaparam por um buraco feito na parede da cela.

 

A medida foi tomada após a constatação da fragilidade da construção. O prédio foi construído na década de 1960.

 

Os fugitivos André Cândido Aparecido da Silva, Carlos Augusto Mota de Oliveira e Roberto Barbosa dos Santos – todos presos provisórios - ocupavam a cela 15.

 

Outros detentos também tentaram escapar, por isso, a Vara de Execuções penais achou necessário retirar os presos daquela ala para que a administração penitenciária faça reparos urgentes na estrutura, evitando novas fugas.

 

De acordo com a determinação da Justiça, os demais presos deverão ser remanejados durante as obras, desde que sejam respeitadas as características processuais e pessoais de cada um.

 

Esta não é a primeira vez que o Bloco 1 do Centro de Detenção Provisória precisa ser interditado.

 

Em ocasiões anteriores, as Alas B e D do mesmo bloco foram interditadas para realização de reformas, pelos mesmos motivos.

 

A Lei de execuções penais permite que estabelecimentos penais sejam total ou parcialmente interditados sempre que estiverem funcionando em situação inadequada.

 

Agora a SESIPE – Subsecretaria do Sistema Penitenciário - tem 120 dias para apresentar à Vara de Execuções Penais um plano detalhado de obras para recuperação da ala interditada.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique