Pesquisa aponta que 80% dos paulistanos têm orgulho da cidade

03:39 Geral, Notícias 25/01/2020 - 06h24 São Paulo Embed

Nelson Lin

A aposentada Eretusa Meire mora há 50 anos na capital paulista e gosta muito de morar aqui. Ela afirma que não mudaria da cidade de jeito nenhum.

 

Por outro lado, a jornalista Rosana Pagano morou cinco anos em São Paulo e há 30 se mudou para Jundiaí, a 50 km da capital. Rosana partiu em busca de um ar mais limpo para a sua filha, seguindo recomendação médica. Mas ela conta que adora o que São Paulo tem a oferecer, que faz muitas visitas e que voltaria a morar na capital paulista se tivesse oportunidade.

 

E tem muita gente que pensa como a Eretusa e a Rosana.

 

Uma pesquisa da ONG Rede Nossa São Paulo e do Ibope divulgada nessa quarta-feira (22) mostra que 80% dos paulistanos têm orgulho de morar aqui. Porém, 64% dizem que se mudariam da cidade se pudessem.

 

Para o coordenador da ONG, Jorge Abrahão, não há contradição nos dados, pois a pesquisa mostra que a cidade de São Paulo é muito atraente, com oferta de serviços, lazer e de trabalho, mas a qualidade de vida poderia ser bem melhor.

 

A participação política do paulistano é outro ponto de destaque no estudo: 57% dos habitantes disseram que não participam da vida política na cidade e 63% dos entrevistados nem lembram em quem votaram para vereador nas últimas eleições. Além disso, a Câmara de Vereadores foi considerada a instituição menos confiável para os paulistanos.

 

A justiça, pela primeira vez, também entrou como uma das instituições menos confiáveis.

 

Para Abrahão, isso mostra como a política e a justiça andam distantes da solução dos problemas do cidadão.

 

Por outro lado, a boa relação com os vizinhos está em alta. Pois 42% das pessoas ouvidas disseram estar bem incluídas no bairro ou comunidade onde moram e, para Abrahão, essa pode ser a chave para melhorar a qualidade de vida.

 

A pesquisa da rede Nossa São Paulo e do Ibope foi feita nos dias 05 a 19 de dezembro de 2019, com 800 entrevistas domiciliares. A margem de confiança é de 95%.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique