Serviço Geológico confirma baixa no rio Acre

Serviço Geológico

Publicado em 20/01/2020 - 19:51 Por Renata Martins - Brasília

Após inundação, nível do rio Acre retorna ao normal para o período, de acordo com o Serviço Geológico do Brasil.

 

Os primeiros dias do ano foram de chuvas intensas na bacia do rio Acre e fez com que o nível do rio ultrapassasse, dia 10 deste mês mais de meio metro da cota de inundação, que é de 14 metros, na capital Rio Branco, um recorde de cheia para este período do ano, apontado no Sistema de Alerta Hidrológico.

 

Após a primeira quinzena a tendência geral do rio Acre foi de retrocesso dos níveis. Em Rio Branco, os níveis seguem retrocedendo. Segundo o Corpo de Bombeiros, em medição realizada nesta segunda-feira (20), o nível do rio, na capital acreana, está abaixo dos 10 metros.

 

O boletim do Serviço Geológico indica que as chuvas acumuladas na última semana foram abaixo do normal para este período do ano, o que explica a vazante.

 

Para os próximos 14 dias, a previsão é de que as precipitações fiquem em níveis médios ou abaixo deles, se comparadas ao histórico deste período do ano, o que sugere que não é provável que elevações ocorram nas próximas semanas.

 

Em outra bacia monitorada pelo Serviço Geológico, a do Rio Madeira, na última semana, a tendência geral foi de redução dos níveis nas estações monitoradas, resultado de chuvas também abaixo do normal.

 

As previsões para os próximos sete dias é que esse padrão se repita e os níveis possivelmente sigam a tendência de vazante. Porém, na última semana de janeiro, as chuvas deverão se intensificar na Bacia do Rio Madeira.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo