Serviço Geológico confirma baixa no rio Acre

01:56 Geral, Notícias 20/01/2020 - 19h51 Brasília Embed

Renata Martins

Após inundação, nível do rio Acre retorna ao normal para o período, de acordo com o Serviço Geológico do Brasil.

 

Os primeiros dias do ano foram de chuvas intensas na bacia do rio Acre e fez com que o nível do rio ultrapassasse, dia 10 deste mês mais de meio metro da cota de inundação, que é de 14 metros, na capital Rio Branco, um recorde de cheia para este período do ano, apontado no Sistema de Alerta Hidrológico.

 

Após a primeira quinzena a tendência geral do rio Acre foi de retrocesso dos níveis. Em Rio Branco, os níveis seguem retrocedendo. Segundo o Corpo de Bombeiros, em medição realizada nesta segunda-feira (20), o nível do rio, na capital acreana, está abaixo dos 10 metros.

 

O boletim do Serviço Geológico indica que as chuvas acumuladas na última semana foram abaixo do normal para este período do ano, o que explica a vazante.

 

Para os próximos 14 dias, a previsão é de que as precipitações fiquem em níveis médios ou abaixo deles, se comparadas ao histórico deste período do ano, o que sugere que não é provável que elevações ocorram nas próximas semanas.

 

Em outra bacia monitorada pelo Serviço Geológico, a do Rio Madeira, na última semana, a tendência geral foi de redução dos níveis nas estações monitoradas, resultado de chuvas também abaixo do normal.

 

As previsões para os próximos sete dias é que esse padrão se repita e os níveis possivelmente sigam a tendência de vazante. Porém, na última semana de janeiro, as chuvas deverão se intensificar na Bacia do Rio Madeira.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique