Sétima morte é confirmada no ES por causa da chuva; mais de 2 mil pessoas estão sem casa

01:55 Geral, Notícias 21/01/2020 - 15h55 Brasília Embed

Sayonara Moreno

Mais de 2 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas no Espírito Santo, após as fortes chuvas que afetam a região. A informação foi atualizada pela defesa civil estadual, que confirmou, nesta terça-feira, a sétima morte decorrente dos desastres.


O órgão prevê, ainda, pancadas fortes de chuva, acompanhadas de descargas atmosféricas e rajadas de vento, podendo causar grandes acumulados. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, só na última sexta-feira choveu 180 milímetros durante cinco horas, acima dos 166 previstos para o mês inteiro no Espírito Santo. Os principais alertas estão no município de Alfredo Chaves, onde estão mais da metade dos desalojados de todo o estado e foram confirmadas três das sete mortes.


No estado de Minas Gerais, as cidades da região metropolitana foram atingidas por enxurradas e alagamentos, o que levou 11 pessoas à morte. Mais de 200 mineiros ficaram desalojados. Foram mais de 100 milímetros de chuva em apenas 40 minutos, causando deslizamentos de encostas, alagamentos e transbordamentos de córregos na região oeste de Belo Horizonte e em Contagem.


Para o estado, está prevista a continuação das fortes chuvas e trovoadas, afetando principalmente as regiões central, norte e leste. Outro agravante no estado de Minas é a situação das barragens. Segundo a Defesa Civil, 18 barragens estão classificadas com risco de rompimento em nível um; duas em nível dois e quatro barragens em nível três de alerta. 22 municípios mineiros tiveram situação de emergência decretada pelas prefeituras.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique