Carnaval maranhense terá campanha contra assédio sexual; "Não toque, Respeite"

01:58 Geral, Notícias 17/02/2020 - 12h24 Brasília Embed

Larissa Abreu

Os maranhenses já estão ansiosos para cair na folia dos bloquinhos de rua no carnaval. E além da purpurina e fantasia, outro item importante que não pode faltar na festa se chama respeito.

 

Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Mulher do Maranhão lançou a campanha “Não Toque, Respeite”. O objetivo é conscientizar a população sobre assédio sexual contra as mulheres durante o período carnavalesco.

 

A ação contará com a divulgação de peças publicitárias nos telões dos palcos e a distribuição de materiais informativos que orientam os foliões sobre como agir em casos de importunação sexual.

 

Além disso serão instalados diversos pontos de apoio da Polícia Militar (PM), onde as vítimas poderão identificar e denunciar os agressores.

 

A secretária de Políticas para as Mulheres do Maranhão, Ana Mendonça, lembra que assédio sexual é crime, que envolve uma série de condutas que afetam a integridade física e psicológica da pessoa, como ofensas, gestos ofensivos, forçar beijo, apalpar e tocar sem consentimento.

 

Vale lembrar que a importunação sexual pode ser praticada tanto por homens como por mulheres. A pena para quem assedia pode chegar a 5 anos de reclusão.

 

Em casos de assédio sexual, você pode denunciar pelo telefone 190, da Polícia Militar, ou pelo 180, a Central de Atendimento à Mulher. Não é preciso se identificar.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique