Mortes violentas no Rio caem 11% em janeiro

Balanço do ISP

Publicado em 19/02/2020 - 20:15 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

As mortes violentas continuam em queda no Rio de Janeiro. Segundo o Instituto de Segurança Pública do Estado, em janeiro o indicador “crimes violentos letais intencionais” caiu 11% na comparação com o mesmo mês do ano passado.


A categoria de crimes, que inclui os homicídios dolosos, roubo seguido de morte e lesão corporal seguida de morte, segue tendência decrescente observada no ano passado, quando houve uma queda total de 20% nesses casos, na comparação com o ano anterior. Em janeiro deste ano, foram 360 vítimas em janeiro. De acordo com o ISP, o menor número para o mês nos últimos sete anos.


Já os chamados autos de resistência ou mortes por intervenção de agente de Estado, que nos doze meses de 2019 aumentaram 18% em relação a 2018, tiveram um recuo de 4% em janeiro deste ano. Foram 152 mortes, sete a menos do que em janeiro de 2019.


O primeiro mês de 2020 registrou duas mortes de policiais em serviço. Em todo o ano passado, esse número chegou a 22, o menor desde 2015.


Outros indicadores de janeiro também mantiveram a tendência de queda em relação a igual mês em 2019. O roubo de carga diminuiu 22%; os roubos de veículo e de rua caíram 14%.


Os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública têm como base os registros de ocorrência das delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro durante o mês de janeiro.

Últimas notícias
Economia

INSS do Rio vai abrir mais de mil vagas em mutirões de BCP

O benefício dá direito a um salário mínimo, para idosos e pessoas com deficiência, com  renda familiar de até um quarto do salário-mínimo per capita, calculada com base nas informações do Cadastro Único e dos sistemas do INSS. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Um bilhão de refeições são desperdiçadas todos os dias, aponta ONU

Segundo o coordenador da Ação da Cidadania, Kiko Afonso, as estimativas mostram que mais de 80% do desperdício de alimentos no Brasil vem da cadeia produtiva do alimento até o supermercado. Além disso, o que se desperdiça, daria para alimentar oito vezes a população brasileira durante um ano.

Baixar arquivo
Saúde

Mais 165 municípios vão receber vacinas contra a dengue

Mais 165 municípios vão receber vacinas contra a dengue a partir de abril. 

São cidades dos estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. 

Baixar arquivo
Saúde

Secretário de Saúde declara fim da epidemia de dengue no RJ

Após a cidade do Rio de Janeiro ultrapassar a marca de 82 mil casos de dengue nos três primeiros meses do ano, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou nesta sexta-feira o fim da epidemia da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo