Ônibus lotado é a maior reclamação de passageiros no DF, aponta pesquisa

02:00 Geral, Notícias 17/02/2020 - 14h02 Brasília Embed

Pedro Nascimento*

Quando o assunto é transporte público do Distrito Federal, reclamações não faltam.


Pesquisa do projeto Como anda meu ônibus, do Ministério Público do Distrito Federal com o Instituto de Fiscalização e Controle, aponta que os ônibus lotados continuam sendo a principal reclamação dos passageiros do DF.


A percepção sobre o preço da passagem também apresentou piora. Isso porque houve um aumento no preço das passagens que não acontecia há mais de 3 anos.


Os passageiros reclamaram também do tempo de espera na parada, que pode levar até uma hora, segundo o relatório. Além disso, 84% dos passageiros avaliam como ruim ou péssimo o tempo de viagem, que pode levar mais de duas horas.


A auditoria é realizada a cada três meses pelo MP e o Instituto de Fiscalização e Controle, e vai divulgar dados ao longo deste ano. A pesquisa busca analisar o perfil do usuário, a frequência, tempo de viagem, segurança, estrutura e qualidade do serviço.


E a colaboração dos brasilienses é fundamental para a continuidade da pesquisa, como explica Rebeca Teixeira, do Instituto de Fiscalização e Controle.


No Distrito Federal, cerca de 40% dos brasilienses utilizam o transporte público, de acordo com dados da Codeplan.

 

 

*Estagiário sob supervisão de Nádia Faggiani

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique