Tarifa de energia continua na bandeira verde em março

Aneel

Publicado em 28/02/2020 - 20:08 Por Gésio Passos - Brasília

Nesse mês de março, as contas de energia seguem na bandeira verde. Com isso, as contas de luz não terão nenhum custo adicional devido às condições favoráveis das hidrelétricas no país.


Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, os principais reservatórios apresentaram recuperação dos níveis em razão das chuvas de fevereiro, que se aproximaram do padrão histórico.


A previsão para março é de manutenção dessa condição favorável, que pode resultar na elevada participação das hidrelétricas na produção de energia, reduzindo a necessidade de acionamento das termelétricas.


Mesmo com bandeira verde, a Aneel orienta os consumidores a reforçarem a economia de energia e o combate ao desperdício.


Uma das dicas é que o banho no chuveiro elétrico seja mais curto, e é importante selecionar a temperatura morna no verão. Também é importante utilizar iluminação natural, lâmpadas econômicas e não deixar luzes acesas sem necessidade.


Em fevereiro, a bandeira também foi verde. Em janeiro as condições eram menos favoráveis e ela ficou amarela, em alerta para economia de energia.


Roraima é o único estado que está fora do Sistema Integrado Nacional de energia. Assim, a conta de luz não segue o sistema de bandeiras tarifárias.

Últimas notícias
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo