Chuva no Rio de Janeiro deixa mortos e desalojados

Meteorologia

Publicado em 02/03/2020 - 11:15 Por Raquel Júnia - Brasília

A chuva que cai no estado do Rio desde o ultimo sábado (29) causou a morte de três pessoas por deslizamentos. Uma quarta vítima, um idosa morreu por conta de uma descarga elétrica. 

 

Um das vítimas foi Flávio da Silva, de 40 anos, que morreu depois que sua casa desabou, no bairro do Tanque, na zona oeste da cidade.

 

Na baixada fluminense, em Mesquita, um senhor de 62 anos, Mizael Xavier, morreu após ser soterrado em um deslizamento de terra na Estrada Feliciano Sodré.

 

Segundo a Defesa Civil do estado do Rio, a terceira vítima foi um homem adulto ainda não identificado que teria se afogado em Acari, na zona norte da cidade. O homem foi levado por moradores para o Hospital Ronaldo Gazzolla, mas não resistiu. 

 

Na Taquara, uma descarga elétrica causou a morte de Vânia Nunes, de 75 anos, mas de acordo com a Defesa Civil ainda não é possível relacionar essa morte com as chuvas.

 

Equipes da Defesa Civil estão dando suporte às prefeituras de quatro cidades bastante atingidas pelas chuvas- Rio Bonito, Queimados, Magé e Tanguá. 

 

Em Magé, três casas foram atingidas por deslizamentos e duas pessoas que ficaram parcialmente soterradas foram resgatadas com vida e encaminhadas para o hospital do município. Também foram registrados desabamentos e deslizamentos de terras em outros nove municípios do estado.

 

Em pelo menos 18 municípios em várias regiões do estado houve ocorrências como transbordamentos de rios, alagamentos e inundações.

 

Em Mesquita, na baixada fluminense houve rompimento em uma tubulação de água. Equipes da Defesa Civil municipal e da Cedae estão no local.

 

O município do Rio está em estágio de alerta desde a madrugada deste domingo (1).

 

O estágio é o quarto em uma escala de cinco e indica que o volume de chuva pode causar transtornos generalizados na cidade. 

 

Desde o ultimo sábado (29) foram acionadas 30 sirenes de alerta em 16 comunidades com alto risco geológico. A defesa civil do município informou que recebeu 161 chamados, 75 por desabamento de estrutura e 35 por ameaça de desabamentos, 27 por deslizamento de barreiras.  Foram feitas 16 interdições emergenciais.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo