Pará aplicou mais de 5 mil multas durante lockdown

Pandemia de Covid-19

Publicado em 26/05/2020 - 11:30 Por Maíra Heinen - Brasília

O governo paraense aplicou mais de 5 mil multas por desobediência ao lockdown, decretado em 16 municípios do estado. A medida de restrição mais severa terminou no último domingo (24).

 

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, no total 5.564 multas foram aplicadas. Dessas, 5.430 foram direcionadas a pessoas físicas; e 134 a estabelecimentos.

 

Dos 16 municípios que entraram em lockdown, Belém foi a cidade que mais registrou multas nesses 14 dias.

 

Apesar de as medidas mais rigorosas decretadas pelo estado terem chegado ao fim, o governo paraense apoia municípios que decidirem decretar o bloqueio a partir de agora.

 

Os municípios de Abaetetuba e Cametá, por exemplo, já solicitaram à Secretaria de Segurança Pública, formalmente, a fiscalização do lockdown nas cidades.

 

O governo decretou, nessa segunda-feira (25), novas medidas de distanciamento controlado.

 

Permanecem suspensos os transportes coletivos interestaduais de passageiros pelas vias terrestre, marítima e fluvial. A medida não se aplica a carros particulares e nem ao transporte de carga.

 

Há ressalvas quanto às pessoas que precisam fazer deslocamento por motivo de trabalho, retorno para casa ou tratamento de saúde. Nesses casos, a comprovação da necessidade do deslocamento pode ser feita com a autodeclaração disponível no site da Procuradoria-Geral do Estado.

 

Outra medida que retornou com o fim do lockdown no Pará foi o projeto de vídeo-visitas dos familiares a custodiados da Secretaria de Administração Penitenciária. O projeto é uma iniciativa para garantir que os custodiados tenham contato, mesmo que de forma virtual, com os familiares.

 

Até o momento, são contempladas as unidades do Complexo Penitenciário de Santa Isabel e o Centro de Recuperação Feminino, em Ananindeua.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo