Operação integrada combate ação de narcomilícias no Rio

Segurança Pública

Publicado em 09/07/2020 - 14:32 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Rio de Janeiro e Polícia Civil, com apoio da corregedoria da Polícia Militar, realizaram nesta quinta-feira (9) operação contra a milícia, na zona oeste carioca.

 

A Operação, batizada de Porto Firme, contou com o apoio de cerca de 200 policiais, para cumprir 16 mandados de prisão, expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada da Capital, a pedido do MP.  Também havia 51 mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao grupo, que age na região de Vargem Grande e Vargem Pequena, na zona oeste.


Dois policiais militares foram alvo da força-tarefa, acusados de fazer parte da organização criminosa. Entre eles, o oficial da PM Leonardo Magalhães Gomes da Silva, também conhecido como Capitão Leo. Em escutas telefônicas, autorizadas pelo Judiciário, o oficial é apontado como chefe do grupo de narcomilicianos.


Além dele, segundo as investigações, cabia a outro policial militar, o cabo Fernando Mendes Alves, conhecido como Biro, garantir a proteção dos demais integrantes do grupo.

 

De acordo com o promotor de Justiça Walter Santos, do Grupo de atuação Especial de combate ao Crime Organizado, as investigações tiveram início após a morte de Marcus Vinícius Calixto, que teria recebido a sentença por “contrariar interesses dos criminosos”.

 

o delegado Antônio Ricardo Nunes, da Divisão de Homicídios da Polícia Civil,  que também participou da ação desta quinta-feira, deu detalhes sobre a atuação do grupo criminoso.

 

Ele afirmou que , “a principal diferença dessa organização é que, além de cometerem os crimes tradicionais de milícia, como extorsões, ameaças e homicídios,  também praticava o crime de tráfico de entorpecentes"

 

Os investigadores apontam que o grupo é conhecido na região pela extrema violência. Até o fechamento desta matéria, de acordo com informações da Polícia Civil, cinco mandados de prisão já tinham sido cumpridos.

 

 

*Reportagem atualizada às 15h40 para correção de informação.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo