Especial mostra ditadura no Brasil pelo olhar de latino-americanos

14:33 Internacional, Especiais 06/04/2014 - 15h44 São Paulo Embed

Apresentação Beatriz Pasqualino

Na época em que foi instaurada a ditadura brasileira, golpes militares para imposição de regimes ditatoriais – muitos com o apoio também de setores da sociedade civil – não eram novidade na América Latina. Os regimes militares na região perduraram até os anos 80. Assim como a repressão. Na Guatemala, foram 100 mil mortos e 50 mil desaparecidos na década de 80. Na Argentina, ao menos 30 mil desaparecidos na segunda metade dos anos 70. As ditaduras alcançaram vários países além desses, como Chile, Uruguai e Bolívia. A história de violações aos direitos humanos é regra em todas elas. 

 

Neste radiodocumentário "A América Latina e o golpe de 1964 no Brasil", você confere o impacto que a derrubada do governo do então presidente João Goulart teve para os países latino-americanos, bem como a importância do golpe para o ciclo militar na região. Entre os entrevistados: o sociólogo Emir Sader; os historiadores argentinos Osvaldo Coggiola e Guillermo Almeyra;  a jornalista uruguaia Beatriz Bíssio; o economista paraguaio Gustavo Codas; o ex-guerrilheiro cubano Ángel Fernández Villa e a filha de exilados, Micaela Neiva Moreira.

 

Reportagem, edição e roteiro: Beatriz Pasqualino. Sonoplastia: Priscila Resende. Coordenação: Juliana Cézar Nunes. Esta é uma produção da Radioagência Nacional.