França anuncia nesta quarta novas medidas contra terrorismo

01:37 Internacional, Notícias 20/01/2015 - 18h02 Copenhague Embed

Giselle Garcia

O primeiro-ministro da França, Manuel Valls, anuncia nesta quarta-feira (21) novas medidas contra o terrorismo, com o objetivo de ampliar a proteção dos cidadãos franceses.

 

O governo pretende, entre outras medidas, reforçar seu sistema de inteligência com o objetivo de ampliar o controle sobre o movimento de suspeitos jihadistas em território francês, monitorar melhor as atividades ligadas ao terrorismo na internet e isolar presos extremistas para evitar a radicalização de outros detentos nas penitenciárias.

 

Durante um encontro com representantes da mídia francesa, na terça-feira (20), o primeiro-ministro declarou que os atentados terroristas de Paris expuseram o “apartheid ético, social e geográfico” presente na sociedade francesa.

 

Ele disse que, na França, alguns cidadãos foram relegados aos subúrbios e guetos, tendo que conviver com miséria social e discriminação. Manuel Valls afirmou, ainda, que “a ameaça do terrorismo em toda a sua diversidade nunca foi tão grande”.

 

Também na terça-feira, em Paris, o jovem muçulmano Lassana Bathily, de 24 anos, recebeu cidadania francesa, como uma homenagem por ter salvado a vida de reféns durante o ataque terrorista a um supermercado judeu num subúrbio da capital francesa, no último dia 9 de janeiro.

 

O rapaz escondeu as pessoas dentro de um freezer para que elas não fossem encontradas pelo terrorista Amedy Coulibaly.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique