EUA retiram Cuba de lista sobre tráfico humano

Publicado em 27/07/2015 - 21:47 Por Leandra Felipe - Atlanta (EUA)

Os Estados Unidos retiraram Cuba da lista de países que pouco fazem no combate ao tráfico humano. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (27) pelo Departamento de Estado norte-americano. Cuba estava há dez anos nessa lista. A decisão norte-americana surgiu uma semana depois da reconciliação diplomática entre os Estados Unidos e Cuba e dois meses após a remoção do país da lista dos países que, segundo os Estados Unidos, incentivavam o terrorismo.

 

De acordo com o relatório do Departamento de Estado, o governo de Cuba ainda não cumpre integralmente as condições mínimas para a eliminação do tráfico, mas está fazendo esforços significativos nesse sentido.

 

O relatório sobre o tráfico de seres humanos do Departamento de Estado analisa a situação em 188 países em todo o mundo e avalia as medidas que os governos implementam para controlar ou eliminar o problema.

 

No relatório estão presentes a Venezuela, Guiné Equatorial, Rússia, Irã, Coreia do Norte e a Síria, entre outros países.

 

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tem agora 90 dias para decidir se vai aplicar sanções contra os países da lista.

Últimas notícias
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

A Operação Moto-perpétuo, cumpriu 13 mandados de busca e apreensão, nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados, nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo