Dilma afirma que Brasil tem economia sólida e oportunidades de investimento

02:44 Internacional, Notícias 19/10/2015 - 11h36 Brasília (DF) Embed

Priscilla Mazenotti

O Brasil continua a ser uma opção segura e atraente para investimentos. É o que disse a presidenta Dilma Rousseff na abertura do Seminário Empresarial Brasil-Suécia nesta segunda-feira (19). Segundo Dilma, o país possui um ambiente de negócios sofisticado e seguro e, portanto, oferece grandes oportunidades.

 

Sonora: "Nossa economia tem fundamentos sólidos, e estamos trabalhando de maneira decidida para fortalecer sua saúde fiscal, retomando o equilíbrio, reduzindo a inflação, consolidando a estabilidade macroeconômica para aumentar a confiança e garantir a retomada do crescimento, que em nosso país significou nos últimos dez anos inclusão de mais de 36 milhões de pessoas."

 

Dilma está em visita oficial à Suécia, onde participa de várias reuniões para ampliar a cooperação comercial e educacional. Ela considerou a parceria entre os dois países estratégica. Lembrou que o intercâmbio bilateral aumentou 45% em dez anos e falou sobre o crescimento dos investimentos suecos aqui no Brasil nos últimos cinco anos.

 

Sonora: "Entre 2009 e 2014 os investimentos suecos mais que triplicaram. O estoque de investimentos suecos no Brasil soma em torno de US$ 4,5 bilhões. Não por acaso, São Paulo é considerada por muitos como a segunda maior cidade industrial da Suécia. No Brasil todo, estima-se que 70 mil pessoas trabalhem em 200 empresas suecas."

 

Dilma ainda falou sobre o projeto Gripen NB entre Brasil e Suécia para a fabricação de aviões caça aqui no Brasil. Disse que é o maior investimento sueco na atualidade e que pretende aproveitar todo o potencial dessa parceria, inclusive em outros setores. O contrato de financiamento dos aviões tem valor estimado em mais de US$ 5 bilhões. A primeira aeronave deverá ser entregue em 2019.

 

A presidenta falou ainda sobre o Mercosul. Disse que o bloco está preparado para firmar acordos comerciais com a União Europeia - acordos esses vantajosos para a Suécia e também para toda a América do Sul, segundo ela. E encerrou dizendo que é preciso aproveitar a capacidade de exportação que o Brasil apresenta.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique