Livro escrito por Hitler entra em domínio público

02:38 Internacional, Notícias 15/01/2016 - 19h22 Bonn, Alemanha Embed

Aline Moraes

A partir de janeiro de cada ano é possível usar e reproduzir livremente livros e outras obras que já não estão mais sob proteção da Lei de Direitos Autorais.

 

No Brasil e na Europa, isso acontece 70 anos após a morte do autor. Por isso, desde o dia primeiro o polêmico "Minha Luta", escrito por Hitler, um misto de autobiografia e manifesto nazista está em domínio público.

 

No mesmo ano da morte de Hitler, 1945, morreu também Anne Frank, a menina judia de 15 anos que registrou o tempo em que viveu escondida até ser mandada para um campo de concentração.

 

Os direitos sobre o “Diário de Anne Frank” também deveriam ser liberados agora, depois de 70 anos. Mas paira sobre a obra uma outra polêmica: a fundação que administra os direitos autorais do livro argumenta que o pai de Anne, Otto Frank, é co-autor por ter organizado e editado os escritos da filha.

 

E por isso, o uso da obra só pode ser liberado em 2051, 70 anos após a morte de Otto.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique