Serra vai à Argentina para fortalecer relações comerciais

01:33 Internacional, Notícias 23/05/2016 - 12h43 Buenos Aires Embed

Monica Yanakiew

O novo ministro das Relações Exteriores do Brasil, José Serra, está na Argentina. Essa é a primeira visita dele ao exterior, como ministro.


José Serra desembarcou em Buenos Aires ontem (22) à noite, quatro dias após assumir como ministro das Relações Exteriores.


Na porta da Embaixada do Brasil, na capital argentina, um pequeno grupo de manifestantes esperava por ele.


Eles prometeram seguir Serra, hoje (23), para protestar contra o processo de impeachment que afastou Dilma Rousseff da Presidência e que, segundo eles, é um golpe.


Hoje Serra vai se encontrar com o presidente da Argentina, Mauricio Macri, que assumiu há cinco meses, e com o ministro das Finanças, Alfonso Prat-Gay.


Ele tambem terá um encontro com a ministra das Relações Exteriores argentina, Susana Malcorra, que na semana passada postulou a sua candidatura à Secretaria-Geral da Organização das Nações Unidas, a ONU.


Essa é a primeira viagem ao exterior de Serra, como ministro. No discurso de posse, ele disse que a prioridade de sua gestão será o fortalecimento da parceria com a Argentina.


O país vizinho e o principal sócio do Brasil no Mercosul, bloco regional integrado também pelo Paraguai, Uruguai e Venezuela.


Serra disse que quer flexibilizar o Mercosul, para permitir a seus membros negociar acordos bilaterais com outros países.


Por causa da recessão, o intercâmbio comercial entre Brasil e Argentina sofreu uma queda de 42% nos últimos quatro anos.


Os dois países tem interesse em reverter essa situação.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique