Rio abre Olimpíadas 2016 com festa e união

Publicado em 06/08/2016 - 17:44 Por Victor Ribeiro - Rio de Janeiro

 

Foi assim a mensagem de boas-vindas que os voluntários deram ao público que esteve no Maracanã para assistir à cerimônia de abertura da Olimpíada, nessa sexta-feira (5).

 

Lá dentro, a cerimônia durou quase quatro horas, e mostrou ao mundo como se formaram a população e a cultura brasileiras. Teve samba, funk, dança do passinho, MPB , e os bois da Festa de Parintins.

 

Para a dona de casa Roberta Saveda, que participou da encenação interpretando uma europeia, foi a realização de um sonho.

 

SONORA

 

A carioca Maria Célia ensaiou durante três meses a coreografia da contagem regressiva, que marcou o início da cerimônia. Depois, ela virou plateia do espetáculo. E teve dificuldade para explicar o que sentiu.

 

SONORA

 

O ponto alto da festa foi, claro, o momento em que a pira olímpica foi acesa. 

 

Há alguns dias que o nome dado como certo era o de Pelé, mas o Rei do Futebol não aceitou o convite. Em um comunicado, Pelé disse que não tem condições físicas para cumprir a tarefa.

 

A tocha entrou no Maracanã conduzida pelo tenista Gustavo Kuerten, passou para as mãos da ex-jogadora de basquete, Hortência, e foi levada até a pira pelo ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze em Atenas 2004, após ter quase abandonado a prova ao ser agarrado por um espectador.

 

O comediante Fábio Porchat também conduziu a tocha no último dos 95 dias de revezamento. Ele acredita que a Olimpíada é uma oportunidade para unir o país.

 

SONORA

 

Trinta e oito chefes de Estado assistiram à festa, entre eles, o Presidente Interino, Michel Temer, que não discursou.

 

Em uma fala breve, Temer anunciou que estava aberta a 31ª edição dos Jogos Olímpicos.

 

O público no Maracanã se dividiu entre vaias e aplausos.

 

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo