Futuro da Colômbia continua incerto mesmo depois de anúncio de novo acordo de paz

01:54 Internacional, Notícias 14/11/2016 - 10h11 Buenos Aires Embed

Monica Yanakiew

O futuro da Colômbia continua incerto mesmo depois do novo acordo de paz assinado pelo presidente Juan Manuel Santos e o maior grupo guerrilheiro do país.

 

O primeiro acordo para acabar com meio século de guerra civil foi comemorado pela comunidade internacional, e Santos foi premiado como nobel da paz.

 

Mas o documento foi rejeitado no mês passado por um plebiscito graças à campanha liderada pelo ex-presidente Álvaro Uribe. Ele pediu aos colombianos que votassem 'não' ao acordo, argumentando que o governo tinha feito demasiadas concessões às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

 

Santos e as Farc mantiveram a trégua e decidiram ouvir as propostas de Uribe e daqueles que votaram pelo não.

 

No sábado (12), o presidente anunciou um novo acordo e disse que ele contempla 56 dos 57 pontos questionados por Uribe. Mas santos não divulgou o texto, e Uribe disse que quer vê-lo antes de dizer se está de acordo. O novo acordo mantém uma das reivindicações das Farc que Uribe questionou: o direito a um partido político e assentos garantidos no parlamento nas próximas duas eleições legislativas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique