Especial: Há 25 anos era declarado o fim da União Soviética

03:16 Internacional, Notícias 27/12/2016 - 08h24 Astana, Cazaquistão Embed

Manuela Castro, Enviada Especial da TV Brasil

A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi formada em 1922 com a junção da Rússia, Ucrânia, Bielorrúsia e Transcaucásia. Era um estado socialista de grande extensão entre a Europa e a Ásia, governado por um regime de partido único, centralizado, comandado pelo partido comunista. A capital era a cidade de Moscou.

 

A filosofia do estado socialista se expandiu pelo mundo e ganhou adeptos principalmente em ex-colônias da África e em Cuba. Esse crescimento dividiu o mundo. A tensão entre os dois blocos foi chamada de guerra fria. Mas, nos anos 80, a União Soviética começou a entrar em colapso.

 

Para o professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), Argemiro Procópio Filho, vários motivos levaram ao enfraquecimento dos ideais socialistas da União das Repúblicas Soviéticas.

 

O fim da União Soviética foi declarado oficialmente no dia 26 de dezembro de 1991, dez dias depois da independência do Cazaquistão, a última república soviética. Em Astana, capital do Cazaquistão, a comemoração dos 25 anos de independência se tornou um símbolo de desenvolvimento do país.

 

* O especial sobre os 25 anos do fim da União Soviética e a independência do Cazaquistão será publicado em quatro reportagens até a próxima sexta-feira (30)

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique