Apenas oito pessoas no mundo têm uma riqueza que equivale à renda dos 50% mais pobres

01:21 Internacional, Notícias 17/01/2017 - 07h02 Bonn, Alemanha Embed

Aline Moraes

Imagine que apenas oito empresários homens concentram uma riqueza que equivale ao que possuem, juntas, mais de 3,5 bilhões de pessoas - ou seja, a metade mais pobre do mundo.

 

É essa a realidade que o novo relatório da organização não governamental Oxfam traz. Ele foi divulgado no contexto do Fórum Econômico Mundial, que começa oficialmente nesta terça-feira (17), em Davos, na Suíça.

 

Todos os anos, a elite global se reúne para discutir os desafios econômicos e de desenvolvimento no mundo. No relatório que prepara para o encontro, a própria equipe do fórum defende que um melhor padrão de vida para as pessoas, de forma ampla, deveria ser reconhecido pelos governos como o principal objetivo de uma política econômica de sucesso, e não simplesmente o crescimento do PIB, o produto interno bruto.

 

No pronunciamento de boas-vindas, o criador do fórum, Klaus Schwab, disse que essa é uma das principais tônicas do encontro: a necessidade de colocar a inclusão social na equação do crescimento econômico. As discussões do fórum econômico mundial acontecem até esta sexta-feira (20).

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique