História Hoje: Há 26 anos Congresso dos EUA autorizava ataque ao Iraque na Guerra do Golfo

01:55 Internacional, Programetes 12/01/2017 - 05h48 Brasília Embed

Apresentação Dilson Santa Fé

12 de janeiro de 1991. O Congresso americano autoriza o uso da força militar contra o Iraque para colocar fim à ocupação do Kwait. 15 de janeiro terminava o prazo dado pelas Nações Unidas para que o presidente Saddam Hussein ordenasse a retirada das tropas do país vizinho ou enfrentaria uma ação militar.

 

Foram três dias de intensos debates para que a Câmara dos Deputados norte-americana aprovasse uma moção autorizando o uso da força. Foram 250 votos a favor, 183 conta. O partido Democrata tinha maioria no Senado. Mesmo assim não conseguiu impedir a aprovação da medida. O Congresso havia aprovado pela primeira vez uma ação militar desde a resolução de 1964, quando começou a guerra do Vietnã.

 

Saiba mais sobre o ataque ao Iraque para desocupação do Kwait nesta edição do História Hoje.

 

 

*História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique